Todos os Verões é a mesma coisa: mal os portugueses vêem uma réstea de sol e se põem a planear as férias, começam a aparecer animais abandonados um pouco por todo o lado. Sendo que muitas destas bestas "pessoas" nem sequer se dão ao trabalho de deixar os animais num canil, mas sim em becos escuros, à beira da estrada, etc. Nem quero imaginar o que sentirão estes pobres bichos quando, de um momento para o outro, se vêem abandonados pelos "amigos" a quem dedicaram toda uma vida - e nos quais sempre depositaram uma confiança cega. Fico com pele de galinha só de pensar.
E se é verdade que (infelizmente) não podemos evitar este fenónemo tão inenarrável quanto real, também o é que podemos sempre ajudar adoptando estes animais. Por isso, se estiverem a pensar em arranjar um animal de estimação, lembrem-se que existem imensos sítios - como a União Zoófila por exemplo - onde ele poderá estar já à vossa espera.
Por outras palavras: não comprem, ADOPTEM. Estamos combinados? Assim é que é.
5 comentários:
Vénia para si, Mary.
(Nota: NUNCA deixar um animal num canil municipal. NUNCA. Os canis são o inferno na Terra. Juro.)
Filipa
Não compreendo como um ser, dito humano, é capaz de tal barbaridade...
Mas vendo bem, nós massacramos os mais fracos da nossa espécie (crianças e idosos); seres deste calibre sabem o que é a Vida? Nem são dignos dela...
Bjs
A sério, Filipa?! Então o que nos resta? Que horror.
Sim a sério, desculpem estar a meter-me! Há canis, muito poucos, que não são maus sítios. Penso que haja um em Lisboa que é assim. É muito importante fazer uma pesquisa antes de deixar um animal num canil.
A sério, Mary. :(
E porque as imagens valem mais do que as palavras, deixo aqui um vídeo do canil municipal de Lisboa que toda a gente deve ver. Até para nunca, mas nunca, se menosprezar o sofrimento animal ou se dizer com leveza/leviandade "foi levado para o canil".
https://www.youtube.com/watch?v=a6OjgmsXmo8
Há associações de animais que são de confiança, mas estão invariavelmente lotadas. :(
Somos nós, cada um de nós, os únicos a poder fazer alguma coisa pelos animais. Eles sofrem como os humanos, com a diferença essencial de que não têm capacidade para ter maldade, como os humanos. Comovo-me, só de pensar nisto.
Obrigada por abordar esta Causa. Eles, se pudessem, agradecer-lhe-iam.
Filipa
Enviar um comentário