segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dallas Buyers Club


Posso andar o ano todo a ver filmes de crianças, mas chega esta altura do ano e é ver-me em modo sangria desatada a ver tudo quanto é filme candidato aos Oscars. O primeiro peso-pesado foi Dallas Buyers Club (O Clube de Dallas), passa-se em 1985 e conta a história verídica de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), um cowboy altamente homofóbico que descobre ter sida e a quem dão apenas 30 dias de vida. Inconformado com este diagnóstico, assim como com os efeitos devastadores do antiviral AZT, o único medicamente autorizado pela FDA para o combate ao HIV, Woodroof decide procurar tratamentos alternativos nos quatro cantos do mundo - e disponibilizá-los através da adesão a um "clube" ao qual dá o nome de Dallas Buyers Club.


Este é um daqueles filmes relativamente aos quais dizemos "o filme é ele". Sendo "ele", obviamente, Matthew McConaughey, que faz o papel de uma vida ao desempenhar Woodroof. Para começar, o embate visual é impressionante: McConaughey perdeu 20 quilos para fazer o papel e está praticamente irreconhecível. De resto, toda a interpretação do cowboy homofóbico está absolutamente brilhante e digna tanto do Globo de Ouro como do SAG Award ganhos por McConaughey, assim como da nomeação para o Oscar de Melhor Actor.

Importa ainda assinalar a beleza invulgar da relação de amizade altamente improvável desenvolvida entre Woodroof e Rayon, um travesti igualmente infectado (brilhantemente interpretado por Jared Leto) e a constatação de que a saúde de todos nós está nas mãos dos interesses económicos ditados pelas grandes empresas farmacêuticas e dos mandamentos de organizações como a FDA (Food and Drug Administration).

Em resumo: a não perder.



7 comentários:

Jo disse...

Também ando a tentar vê-los todos...! Até agora ainda só consegui ver o 12 Anos Escravo e gostei bastante. Este está, obviamente, na lista.

Tania disse...

Também consta na minha lista de filmes a ver :)

Dora disse...

Já vi e gostei! Esperava um pouco mais mas é um bom filme. Interpretações excelentes.

Teresa Cardoso disse...

Um rapaz daqueles sem 20 Kgs é uma dó :) Mas aqui se vê os bons actores :)
Um filme para ver, com toda a certeza.

Heriwen disse...

Vi ontem, deslumbrei-me. As interpretações principais são avassaladoras!!

Filipa disse...

Adorei este filme...agora estou curiosa para ver o Lobo de Wall Street;))

http://Styleloveandsushi.blogspot.com

Mary disse...

Já vi o Lobo de Wall Street (post em breve) e o 12 Anos Escravo é o próximo da lista ;-)