quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Tartarugas Marinhas. A Viagem."


Hoje fomos qual família-pipoca conhecer o novo edifício do Oceanário de Lisboa. O Edifício do Mar é contíguo ao edifício já existente e destaca-se pela imponente fachada de cerâmica: uma verdadeira obra de arte composta por mais de sete mil peças da autoria do catalão Toni Cumella - responsável pela restauração do meu querido Parque Güell na minha querida Barcelona.

Um detalhe da fachada duplamente ventilada do edifício, a qual lhe garante uma maior eficácia térmica

E porque os meus filhos  estão tão preocupados com a fachada do edifício como com a entrada do FMI em Portugal, o pretexto da visita foi, como é evidente, a exposição temporária "Tartarugas Marinhas. A Viagem.", inaugurada no passado dia 7 de Abril.


Citando o site do Oceanário, "com um aquário em forma de loop, de design inovador e inédito, os visitantes podem usufruir de impressionantes ângulos de visão, passando por cima do aquário ou entrando em compartimentos debaixo de água, através de 45 janelas estrategicamente colocadas ao longo de todo o espaço".

A exposição é, de facto, giríssima - e proporciona uma proximidade completamente inesperada com as tartarugas, todas elas resgatadas de situações de perigo.


Dois detalhes em jeito de nota de rodapé:

1. Baby C. veio um pouco desiludida porque não encontrou o Sammy do filme.

2. Juro que estava lá uma tartaruga morta e bem morta. Ainda perguntei aos assistentes, assim como quem não quer a coisa, se aquilo era normal. Eles garantiram-me que sim, que ela estava só a descansar, mas ninguém me tira que ela sim, já fez a viagem.

3 comentários:

Happy Brunette disse...

Eu adoro o oceanário, é que gosto mesmo! Sinto-me mesmo bem quando lá vou e já tinha visto fotos deste novo edifício e fiquei encantada!! E adoro tartarugas são tão fofas!!!

XoXo ♥

Unknown disse...

Que giro o edifício novo. A exposição deve ser muito gira.

Lúcia disse...

Que gira a fachada no novo edifício!! Ainda não o tinha visto acabado. Boa sugestão para os dias que restam das férias dos pequeninos.
Bjs