segunda-feira, 16 de junho de 2008

O (Verdadeiro) Príncipe Encantado

Ao arrumar a minha caixa de correio, dei com um e-mail velhinho mas muito verdadeiro, que não resisto a publicar...

Não vêm montados em cavalos brancos, a empunhar espadas e a prometer a morte dos dragões. Vêm por nós. Vêm para nós. Só precisamos de prestar atenção.

O que transforma um homem vulgar no nosso príncipe é ele querer ser o homem da nossa vida. E há alguns que ainda querem.

Se ficou sem consorte no dia de S. Valentim, não desespere. Faça como uma amiga minha, que, quando sai do carro, retoca o bâton e diz com uma convicção demolidora: «o Príncipe pode estar em qualquer lado». E pode mesmo.

É uma questão de fé, arbitrária e aleatória, mas pode acontecer. Até porque nós, os extraordinários, somos poucos, mas andamos por aí. Isto é o que diz outro amigo meu, que é mesmo extraordinário e já encontrou a pessoa certa, pelo menos por agora. Foi ele que, um dia, me explicou o que era esse maravilhoso conceito da pessoa certa.

A pessoa certa não é a mais inteligente, a que nos escreve as mais belas cartas de amor, a que nos jura paixão ou nos diz que nunca se sentiu assim. Nem a que se muda para nossa casa ao fim de três semanas e planeia viagens idílicas ao outro lado do mundo. A pessoa certa é aquela que quer mesmo ficar connosco. Tão simples quanto isto. Às vezes demasiado simples para as pessoas perceberem. O que transforma um homem vulgar no nosso príncipe é ele querer ser o homem da nossa vida. E há alguns que ainda querem.

Os Príncipes Encantados não têm pressa na conquista porque, como já escolheram com quem querem passar o resto da vida, têm todo o tempo do mundo; levam-nos a comer um prego porque sabem que no futuro levar-nos-ão à Tour d' Argent; ouvem-nos com atenção e carinho porque se querem habituar à música da nossa voz e entram-nos no coração devagar, respeitando o silêncio das cicatrizes que só o tempo apaga. Podem parecer menos empenhados ou sinceros que os antecessores, mas o que chamamos hesitação ou timidez talvez seja uma forma de precaução, para terem a certeza que não se vão enganar .

O Príncipe Encantado não é o namorado mais romântico, que nos cobre de beijos; é o homem que nos puxa o lençol durante a noite para não nos constiparmos e se levanta às três da manhã para nos fazer um chá quando nos dói a garganta. Não é o que nos compra discos românticos e nos trauteia canções de amor. É o que nos ouve falar de tudo, mesmo das coisas menos agradáveis. Não é o que diz Amo-te, mas o que sente que talvez nos possa amar para sempre.

Não é o que olha para nós todos os dias, mas o que olha por nós todos os dias. Que tem paciência para os meus, os teus, os nossos filhos e que ainda arranja lugar para os filhos dos outros. Que partilha a vida e vê em cada dia uma forma de se dar aos que lhe são próximos. Que ajuda os mais velhos a fazer os trabalhos de casa e põe os mais novos a dormir. Que quando está cansado fica em silêncio, mas nunca deixa de nos envolver com um sorriso. Não precisa de um carro bestial, basta-lhe uma música bestial para ouvir no carro. Tem quase sempre um cão. Gosta de ler e sai pouco à noite, porque prefere ficar em casa a namorar e a fazer zapping. Cozinha o básico, mas faz os melhores ovos mexidos e vai à padaria num feriado.

O Príncipe é Príncipe porque governa um reino, porque sabe dar e partilhar, porque ajuda, apoia e faz-nos sentir importantes.

Claro que, com tantos sapos, bem vestidos e cheios de conversa, como é que não nos enganamos? É fácil. Primeiro, é preciso aceitar que às vezes nos enganamos mesmo. E depois é preciso acreditar que, um dia, podemos ter sorte.

E como o melhor de viver é saber que um dia tudo muda, um dia muda tudo e ele aparece. Depois é deixá-lo ficar... e se for mesmo ele, fica.

7 comentários:

Caroline disse...

Um dia li este e-mail...
Nesse dia não sabia se o príncipe era príncipe...
Lembro-me que na altura me fez pensar...
Durante muito tempo não recordei... até hoje!
O meu instinto estava certo... o meu coração estava certo... é bom ter um príncipe no nosso castelo... e nós temos! ;o)

Obrigada por me recordares... mesmo!

Beijo de princesa

M disse...

mrp, no seu melhor...

também o tenho sem intenções de apagá-lo...

bj meu

sininho disse...

gostei mesmo muito... obrigada!

Docinho disse...

O meu andou comigo... de mão dada... a lembrar porque estamos juntos há quase 7 anos... e SEMPRE sem medo... sem hesitar!

Beijo encantado

Vespinha disse...

Mary, e tu encontraste o teu quando menos estavas à espera!

Mary disse...

Vespinha: pois foi! Eles podem mesmo estar em qualquer lado ;-)

MissangaAzul disse...

Vou só ali respirar fundo e já volto, sim?
(suspiro...)
Sempre me disseram que não são os príncipes encantados que valem pena, mas sim os sapos que se transformam em pessoas normais... mesmo assim, onde é que andam eles?

(gostei do blog, vou voltar!)