quinta-feira, 17 de julho de 2014

Dos restaurantes excepcionais: Charcutaria


Existem restaurantes cuja qualidade resulta da conjugação de uma série de factores (boa comida, bom serviço, boa decoração, boa carta de vinhos) - e existem restaurantes cujo todo é muito maior que a soma das partes. É o caso da Charcutaria, um restaurante tão mas tão especial que devia fazer parte daquelas listas de sítios que devemos conhecer antes de morrer.

"Cá em casa gostamos de fazer as coisas assim." Foi com esta frase que percebi imediatamente que estava num sítio especial. Onde a comida é feita com o mesmo carinho e dedicação com que fazemos a comida para a nossa família e amigos. Mas em bom. Muito bom.

A Charcutaria nasceu charcutaria em Campo de Ourique. Foi aí que Manuel Martins, o verdadeiro artesão gastronómico por detrás deste projecto, se aventurou nestas lides da restauração. Anos mais tarde, quando deparado com a oportunidade de abrir um outro espaço, soube imediatamente o queria fazer: um restaurante tradicional trendy que evocasse as memórias das três décadas em que viveu no Alentejo, assim como a herança da mercearia fina que lhe deu origem.






O espaço da Charcutaria, situada na Rua do Alecrim (à esquerda de quem sobe do Cais do Sodré em direcção ao Chiado) é o reflexo perfeito da sua carta: tradicional e sofisticado. Mas aquilo de que eu vos quero mesmo falar é da varanda situada na parte de trás do espaço, com vista para a Rua das Flores. Um espaço que não fazia ideia que existia e que, por si só, já merece uma visita. Quanto mais não seja para beber uma sangria fresca e saborear alguns petiscos ao fim da tarde.

A nossa mesa

A varanda

A vista para a Rua das Flores

Mas agora vamos ao que interessa: à comida. E porque uma imagem vale mais que mil palavras, aqui vos deixo não uma mas DEZ fotografias dos pratos que experimentámos - e que representam apenas uma pequena amostra das iguarias que poderão degustar na Charcutaria.

As melhores Pataniscas que já comi!

Carpaccio de Salmão, Garoupa, Atum e Bacalhau

Bacalhau Fumado - um dos meus pratos preferidos!

As famosas empadas de galinha da Charcutaria - para muitos, as melhores de Lisboa.

Spaghettini com Ovas de Arenque

Bacalhau à Brás e Migas de Ovo e Batata

Robalo com Molho de Coentros 

Uma perdiz de comer e chorar por mais

A melhor sobremesa que comi nos últimos tempos: Bolacha de Noz com Doce de Ovos.

O bolo de chocolate de filha não escapou a uma garfada minha - shame on me!

Posto isto, penso que não há muito mais a dizer... a não ser que vale mesmo a pena conhecer este espaço. Assim como recorrer ao seu fabuloso serviço de catering, através do qual poderão encomendar, por exemplo, as famosas empadas de galinha da Charcutaria; ou a Bolacha de Noz com Doce de Ovos em tamanho... XL. Só de pensar nisso já estou nervosa!

Bom apetite!

Rua do Alecrim, 47 - Lisboa

Horário
12:00-01:00
Tel. 213 460 672
reservas@acharcutaria.com

2 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

beeeeeeeeeeeeeem... fiquei com água na boca!!

Jo disse...

As pataniscas têm óptimo aspecto, as empadas idem aspas ( e sabe Deus o que eu gosto de empadas!!) e as sobremesas devem ser uma autêntica delícia dos deuses!!