sábado, 1 de março de 2014

Por um consumo consciente


 
Toda a gente gosta de comprar roupa a preços baixos e eu não sou excepção. Mas às vezes é importante parar para pensar naquilo que poderemos estar a fazer.
 
No outro dia uma amiga minha comprou umas canecas giríssimas por dois euros numa conhecida cadeia de fast fashion. Quando chegou a casa dos Pais e as exibiu, a Mãe (que trabalha na Unicef) interrogou-se "quantos anos teria a criança que fez isto?". E ela nunca mais conseguiu olhar para as ditas canecas da mesma forma.
 
O documentário Mode für die Tonne (Moda para o Lixo, em tradução livre) mostra a realidade desumana e revoltante que está por detrás dos preços altamente competitivos oferecidos por algumas cadeias. O documentário está em alemão mas mesmo que não percebam - como eu -, vejam as imagens. Porque nos cabe a nós, consumidores, ver além dos preços baixos, procurar informação sobre eventuais esquemas de exploração e consumir de forma consciente.
 

2 comentários:

Unknown disse...

o vídeo é um murro no estômago!!!

Sara disse...

Muito obrigado pela partilha deste documentário. Costumo ver muitos, e partilhar alguns no meu blog, porque muitos deles são uns verdadeiros "abre olhos"