segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Her


Her (Uma História de Amor) tem lugar num futuro próximo e conta a história de Theodore, um solitário escritor de cartas de amor que decide comprar um novo programa de inteligência artificial adequado à sua personalidade - o OS1, que se "materializa" imediatamente sob a forma de uma voz feminina, Samantha (Scarlett Johansson). Com o passar do tempo, o sistema operativo vai-se adaptando cada vez mais às necessidades de Theodore, fazendo com que ele acabe por desenvolver um sentimento perigosamente próximo do amor por Samantha.

Com argumento e realização de Spike Jonze, Her conta com uma fabulosa interpretação de Joaquin Phoenix (embora ele não seja candidato ao Oscar de Melhor Actor, não por falta de mérito mas talvez por causa das coisas que disse sobre a Academia) e com um argumento absolutamente genial. Porque aborda o velho tema da inteligência artificial - e da possibilidade de esta desenvolver sentimentos e, consequentemente, dominar o Homem - de uma forma completamente nova e quase plausível: ao explorar a nossa crescente dependência relativamente à tecnologia e o consequente perigo de deixarmos de ser capazes de lidar com emoções reais.

Muito mas muito bom.


2 comentários:

Anónimo disse...

Queria tanto ver. Tenho de convencer uma amiga, já que o marido filmes só no sofá.

www.prontaevestida.com

Mary disse...

Vai ver que vale a pena. É daqueles filmes que tinham quase tudo para ser deprimentes mas não são, muito pelo contrário, sabes? E não referi no post mas tanto a banda sonora como toda a estética do filme (a lembrar os anos 70 mas em versão futurista) são óptimas!