quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dos restaurantes que eu adoro: Honra by Olivier


Quando aqui escrevi sobre o Olivier Avenida e o Yakuza (dois dos meus restaurantes preferidos), estive mesmo para também falar do Honra by Olivier. Mas o post já ia tão longo e ainda havia TANTO para dizer que decidi deixar o assunto para mais tarde. Porque este é um restaurante mesmo especial (lindo de morrer, super acolhedor, com comida fa-bu-lo-sa e um serviço inigualável) e merece, portanto, um destaque a condizer. Mas vamos por partes.


O restaurante ocupa o rés-do-chão do Beautique Hotels Figueirao hotel de charme que veio revitalizar a Praça da Figueira em Março deste ano e cuja decoração ficou a cargo de Nini Andrade Silva. A inauguração deste hotel constituiu o cenário perfeito para a concretização de um sonho antigo de Olivier: abrir um restaurante com a comida da sua Avó, numa homenagem à gastronomia nacional e às receitas mais tradicionais que constituem um motivo de orgulho e HONRA para todos nós.


Por tudo isto, é fácil adivinhar de que é composta a oferta do Honra: a ementa está dividida em Entradinhas de Portugal, Peixes, Carnes, Pratos do Dia e Sobremesas e (facto muito importante!) TODOS os pratos são confeccionados apenas com produtos locais e de produtores nacionais. Ao almoço e ao jantar há pratos típicos portugueses e durante todo o dia pastelaria e doçaria conventual, com especial destaque para o FABULOSO Pastel de Nata d’Honra e para o Travesseiro d’Honra (recheado com pasta de amêndoa e doce de ovos e com amêndoa tostada), entre muitas outras especialidades.


E depois há o serviço, o GRANDE ponto de diferença dos restaurantes by Olivier. Quem está à frente do Honra é a Nathalie, uma das irmãs do chef - que, para além de ser um amor, sabe receber como ninguém, sendo absolutamente incansável no esforço de fazer com que todos se sintam em casa. E a verdade é que o Honra é um daqueles sítios onde nos sentimos mesmo bem, quer vamos em grupo, no contexto de um jantar romântico ou com um grupo de amigos, para beber uns copos, comer uns petiscos e meter a conversa em dia. 

E porque uma imagem vale mais que mil palavras, deixo-vos com fotografias de alguns dos meus pratos preferidos, que é para ficarem com água na boca (como eu)!

Salada de Polvo
Peixinhos da Horta
Arroz de Tamboril com Lingueirão

Bacalhau à Lagareiro

Bochechas de Porco Preto

Misto de Enchidos


The Beautique Hotels Figueira
Praça da Figueira, 16
Tel. 21 019 41 54


3 comentários:

lucia disse...

Ai Mary, Mary, isto não vale… abre uma pessoa um post destes a meio da tarde e fica a babaaaar….
Ainda não fui, mas só tenho ouvido falar bem e pelos vistos quem está a perder sou mesmo eu!
Bjs

http://osmeusosteusosnossos.blogs.sapo.pt/ disse...

É mesmo muito bom. Adoro o espaço, adoro a comida, adoro a Natalie. É para ir!

Mary disse...

Tens mesmo que ir, Lúcia! Quanto mais não seja para beberes uma margarita de maracujá (são óptimaaaaas!) acompanhada de um pão com chouriço quentinho -love it!