quinta-feira, 9 de maio de 2013

Hoje é Dia da Espiga


8 comentários:

L. disse...

Elucida-me!! Vi a venderem no chiado quando passei de manhã, mas não faço ideia do que seja... há algum significado? Acho que no norte não há...acho...

Mary disse...

"O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é uma celebração portuguesa que ocorre no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso.

Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios."

via Wikipedia

L. disse...

Caramba... não sei como nunca ouvi falar. Bem elucidado Mary! obrigada!

Pipa disse...

na minha terra no dia da espiga compra-se um pão normal e não se come, deixa-se ficar num armário ao ar até ao ano seguinte e não ganha bolor nem nada e no ano seguinte come-se esse e deixa-se outro para continuar a tradição ;)

Na Província disse...

Desconhecia a existência deste dia :)

Mary disse...

Pipa: comem um pão com um ano?! Mas ele não fica tipo pedra?!

Vespinha disse...

Escolhemos a mesma imagem. :)

Mary disse...

Pois escolhemos, Vespinha :-)