quarta-feira, 3 de abril de 2013

Vacinar ou não vacinar?


Durante muitos anos disseram-me que não podia tomar a vacina da gripe: porque tenho asma alérgica, porque aquilo ia desencadear uma reacção violentíssima no meu organismo, porque ia ficar às portas da morte e o diabo a sete.

Quando finalmente me explicaram que nada daquilo era verdade (e que eu até devia ser das primeiras pessoas a tomar a vacina, para evitar crises respiratórias violentas), leio numa revista - num artigo em que alguns médicos descrevem procedimentos que nunca fariam a si próprios - que ninguém se devia vacinar contra a gripe, já que o vírus muda de ano para ano e a vacina só nos protege da versão anterior.

E agora pergunto eu: em que é que ficamos? Já alguma vez tomaram esta vacina? E esses resultados?

Pela parte que me toca - e enquanto respondem e não respondem -, acho que vou continuar a tomar esta...


16 comentários:

Nadinha de Importante disse...

Eu não me vacino!! Até devia, já me aconselharam, mas prefiro não o fazer!! Também não tenho nenhum problema respiratório, só contacto com muitas pessoas e algumas podem estar doentes!!

Eu, Tu e o Meu Blog disse...

o meu irmão é asmático e normalmente leva a vacina*
é melhor ver com o médico que a costuma acompanhar*

Isa disse...

Tomei a vacina uma única vez na vida, há 9 anos, atrás porque não havia um inverno que a gaja não pegasse em mim violentamente.. supostamente a vacina é desenvolvida anualmente de acordo com as estirpes mais prováveis de surgirem nesse ano, mas o que é curioso é que nunca mais tive um episódio de gripe à séria, apenas constipações e sinusites..

EvaRamalho disse...

Eu também não me vacino por esse motivo mesmo... Estou prestes a terminar o meu curso numa área da Saúde e tenho perfeita consciência de que aquilo que leu na revista é correto. Existem milhões de tipos de gripe e todos os anos surgem outros milhões e a bela da vacina só protege contra UM tipo de gripe... A meu ver é simplesmente uma maneira de fazer dinheiro.

Just my opinion ;)

RITA disse...

Quando a minha avó deixou de tomar a vacina , deixou de ter pneumonias...

Lipa Maria disse...

e voltamos à idade da pedra. Vacinar claro.

Teresa Cardoso disse...

Olhe a minha mãe sempre me dizia que quando tomou a vacina foi quando teve a maior gripe da vida dela...
Quando adoeceu e a doença infelizmente afectou-lhe os pulmões obrigando-a a usar oxigénio 24h sobre 24h qualquer constipação era para ela ficar extremamente e cada vez mais debilitada. Era acompanhada por um dos melhores pneumologistas do país que sempre lhe disse...não tome a vacina da gripe!!!
Cada caso é um caso, eu não tomo :))

Hibiscus disse...

Eu também tenho asma e quase todos os anos tomo a vacina mas este ano por acaso não tomei.

Há muita gente a dizer que faz mal outros a dizer que faz bem, nem sei em que ficamos!

Anónimo disse...

Tenho asma alergica, rinite e sinusite (porraaa....) e obrigam-me sempre a levar a vacina e a ficar com um durão no braço durante um mês. Nunca tive nenhuma reacção à dita cuja, nem sou de andar constipada, portanto, nao sei se é boa, ou má, ou igual ao litro. Eu levo, porque me obrigam - e levo (não pago) mesmo na alergologista a qual visito semanalmente para levar a porcaria da vacina fora os trezentos medicamentos em casa... e, msm assim, este Inverno fiz algumas visitas ao Hospital com faltas de ar.

Catarina disse...

Nunca levei a vacina, o meu médico nunca me aconselhou a fazê-lo. Tenho uma amiga que era vacinada todos os anos e andava sempre uma semana com uma semi-gripe. Deixou de levar a vacina e diz que nunca mais vai voltar a levá-la !

Cat disse...

Assim se prova que o poder da comunicação social... Não é verdade, isso. Há médicos que se vacinam. Os profissionais de saúde são até, de acordo com as orientações da DGS, um dos grupos alvo prioritários (especialmente quem trabalha com doentes muito fragilizados, como idosos ou em unidades cuidados intensivos), não por si próprios mas pela debilidade dos doentes. A estirpe do vírus da gripe muda - não é assim taxativamente, todos os anos, mudam todas as estipres! - e as vacinas também vão mudando de acordo com a sazonalidade. Além disso, a vacina trivalente protege não só contra uma mas contra três estirpes diferentes. Claro que pode acontecer seres vacinado e contraíres uma gripe enorme causada por outra estirpe e desenvolveres muitas complicações e morreres disso. Como pode acontecer teres um cancro, seres atropelada e mil uma coisas que nada se relacionam com a vacina. O mesmo acontece com a vacina do HPV. Podes ser infectada à mesma por outra estirpe do vírus e desenvolver um cancro do colo do útero. O ter asma alérgica não é uma contra-indicação (só o ter feito uma reacção alérgica anterior à vacina da gripe). Trata-se de reduzir as probabilidades de seres infectado dentro do que existe disponível. Devem vacinar-se os maiores de 65 anos e as pessoas com doenças crónicas. A asma é uma doença crónica, o decidir ou não vacinar vai depender um bocadinho do curso, gravidade, agudizações da doença, se estás ou não sob corticóides orais ou inalados (aumentam a probabilidade de te infectares), deves decidir com o teu médico.

Mary disse...

Bom, está visto que tenho que voltar ao médico e rever este assunto. De qualquer modo, muito obrigada pelo vosso feedback (mesmo), aprendi imenso!

Rebeubeu disse...

Também tenho asma alérgica e tomo a dita vacina todos os anos. O primeiro ano, confesso que a coisa correu muito mal, mas explicaram-me que é mesmo. E a verdade, é que ano após ano, sinto que aquilo faz mesmo efeito e que adoeço cada vez menos.

Vespinha disse...

Sou vacinada todos os anos há uns 4 ou 5 anos, e a verdade é que nunca mais voltei a ter gripe. A minha mãe também se vacina, contra a gripe e a pneumonia, por ser de um grupo de risco. Também tem corrido bem.

E já agora: e a do colo do útero, já tomaste? Não imaginas a quantidade de chatices que te pode evitar...

Unknown disse...

Quando era pequena tomava todos os anos. Nos anos em que não tomava ficava doente semana sim, semana sim. Quando comecei a tomar comecei só a ficar doente uma vez por mês.

Quiosque do Ken disse...

Nutellllllllllllaaaa! Arranja-me uma dessas vacinas e eu garanto-te que jamais terás gripe. Troca justa?