quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A última loucura cá de casa


Desde que tenho um iPad que passo a vida à procura de aplicações com livros para ler às crianças. Penso sempre "já que esta gente vibra com isto (sendo "isto" o iPad, obviamente), mais vale reconhecer que não posso vencê-los e juntar-me a eles de uma forma minimamente pedagógica". Mas a verdade é que, apesar das minhas inúmeras pesquisas, nunca encontrei nada de jeito... até agora.


No outro dia, andava eu a navegar na App Store - onde me sinto como uma criança numa loja de brinquedos - e dei de caras com o livro da Branca de Neve e os Sete Anões. Os gráficos pareceram-me super apelativos, a descrição também e ainda por cima... o download era gratuito! E foi nesse momento que se abriu a caixa de Pandora...

Chamei Baby C. e Baby V. para verem a aplicação e foi a loucura total: a história está super bem escrita (haveria taaaanto para dizer sobre livros infantos mal escritos), as ilustrações são giríssimas e, como se isso não bastasse, cada "página" tem estrelinhas onde as crianças podem carregar para animar os bonecos. E se eles adooooram carregar nas estrelinhas...!

Para além de tudo isto, também existe a possibilidade de activar uma voz que lê a história às crianças, leitura essa que é acompanhada de uma música original e de um jogo no final.

Last but not least, a aplicação ainda dispõe, para os Pais, de uma Psicologia de Conto que (n)os ajuda a utilizar a história para passar valores e mensagens positivas às crianças.


Andei a ver e a colecção "Histórias de Encantar" (da autoria do Pingo Doce) é composta por mais duas histórias: O Gato das Botas e O Soldadinho de Chumbo. Cada uma custa €1,79 e pelo que já vi valem isso e muito mais. Por enquanto ainda só lhes li a Branca de Neve, mas mal ler as outras volto para contar de qual eles gostaram mais. Até lá, podem descarregar as aplicações aqui.

7 comentários:

lucia disse...

Obrigada pela dica:))

Andy G. disse...

Ah que giro! Vou procurar também :)

Mafaldix disse...

Obrigada pela partilha. E sim, livros infantis mal escritos é o que há mais. Até queixas a editoras já fiz, mas nunca recebi nenhuma resposta. É uma vergonha.

Mary disse...

E vocês não imaginam as vezes que eu já li a Branca de Neve! Qualquer dia sei a história de cor e mesmo assim eles não se fartam!

Tenho que passar para as outras rapidamente :-)

Inês disse...

E eu tenho uma outra novidade para ti! sabias que existe uma App em que tu podes ler a história do livro, grava directamente no ipad e sempre que os teus filhotes quiserem ler a historia podem lê-la com a tua voz, ou seja mesmo tu não estando ( por alguma razão que te impede lá estar para ler a história) é como se estivesses a ler a história para eles =) nice hein?

Mary disse...

E que app é essa, Inês?! Conta-me tudo!

Mafaldix disse...

Gostei muito da história e vou partilhar o teu post. Bjs