terça-feira, 4 de setembro de 2012

Regresso às Aulas


Como os meus filhos são pequenos ainda não dou muito por isso, mas... como é que é suposto aumentar a taxa de natalidade deste País quando os Pais têm de pagar, todos os anos, uma média de €300,00 por criança só em livros escolares? Não sei se a solução passa por baixar o preço dos livros, por aumentar as ajudas, por prolongar a duração e/ou rotatividade dos materiais escolares... a única coisa que sei é que está (quase) toda a gente aflita e que assim não vamos a lado nenhum. 

6 comentários:

B disse...

É verdade, infelizmente! Na França os livros são emprestados pela escola e devolvidos no final do ano lectivo!

Clementine disse...

Uffi...não deve ser nada fácil!! *

RAINHA MÃE disse...

Eu tenho 3 e começo a sentir na pele. Para o mais velho precisava de 200euros só em livros. Pedi emprestado. Vou só comprar alguns livros de exercícios. Para o do meio gastei 60euros em livros. Fica a faltar o material escolar (as mochilas e estojos são do ano anterior e ficam enquanto não se rasgarem), tenis, fatos de treino, etc. Eu acho fantástico o preço dos livros, e de não haver obrigação de não serem trocados durante alguns anos. Dizem que sim, mas a realidade não é assim. Bastava algum tipo de ajuda e eu juro que tinha mais um, mas assim, quem é que aguenta? E quando estiverem os 3 a estudar? Rico país vamos ter daqui a uns anos, sem jovens. Assim nao vamos longe, ai não não! Desculpa o desafavo mas nado tão irritada com isto...

Val Bruno disse...

É isso e o preço dos infantários: equivalente à propina de uma boa faculdade. Privada!

Vespinha disse...

Eu sei que isto é um lugar comum, mas muita gente queixa-se e depois gasta rios de dinheiro em roupa xpto para as crianças... e em bilhetes para os filhos adolescentes irem aos concertos... e em mensalidades absurdas quando há colégios mais baratos e ensino público, porque não?

Se há algo em que vale a pena gastar dinheiro é em livros, lembro-me ainda muito bem de manuais que tive e que contribuíram para a minha formação.

Mary disse...

É verdade, Vespinha: há muita gente a queixar-se sem razão, mas também vejo muitos Pais genuinamente aflitos.

Não discuto o valor dos livros, muito pelo contrário; antes investir em manuais escolares que em estojos e mochilas xpto, por exemplo. É claro que os miúdos adoram ter coisas novas no inicio do ano lectivo, mas será que precisam mesmo delas? Eu cá acho que não.

Aquilo que está aqui em causa é a falta de ajudas/alternativas para quem precisa MESMO: e que, pelo que sei, são claramente insuficientes.