quarta-feira, 22 de agosto de 2012

E por falar no lado mais amargo das coisas...


...fiquei doente quando vi as fotografias publicadas pela Sábado de crianças chinesas a serem torturadas "treinadas" para participarem, em adultas, nos Jogos Olímpicos. Como é que isto pode acontecer, à vista de tudo e de todos, em pleno século XXI? Alguém me explica?!

6 comentários:

Poisoned Apple disse...

Incrível!

Roubei.

Atlântida disse...

Não vi esse documentário, mas vi um, há muitos anos, sobre as crianças Russas. E, naquela altura, eram tiradas das ruas (as que tinham melhor perfil, claro) e sujeitas a rigorosos treinos diários, mas também a escola, comida, um tecto. Imagino que compense (digo eu, que, repito, não vi a reportagem dos Chineses).

Não esquecer que, muito provavelmente, muitas dessas crianças estariam a trabalhar 14 horas por dia em fábricas, onde dormiriam também, e praticamente sem comer...

Mary disse...

Tens razão, Atlântida. Por vezes, as opções de vida destas crianças são entre o mau e o muito mau. Ainda assim, é de ficar com o estômago às voltas...!

Atlântida disse...

Mary, o meu irmão é triatleta e, por vontade (de ferro, I must say) própria, treina antes e depois do trbalho, abdica de tempo de férias (e fins-de-semana) para treinar mais intensamente e paga do próprio bolso para fazer provas internacionais de "half iron-man" (amanhã, lá vai ele...).
E as (grandes) bailarinas? Etc, etc...
Mas concordo que é aflitivo; ninguém compreende o meu irmão, mas respeitamo-lo ;)) É o maluquinho da família. Só para ter ideia, um destes dias foi desde Sandomil (perto de Oliveira do Hospital) até Castanheira de Pêra, de bicicleta, e regressou no dia seguinte. Pelo meio, houve ainda corrida e natação.

Mary disse...

Meu Deus, estou impressionada, Atlântida! Ainda assim, com certeza que o teu irmão faz tudo isso porque quer... e não porque foi obrigado aos 4 ou aos 5 anos.

Resumindo, como dizes e bem, é aflitivo que estas coisas aconteçam!

Bjs! :*

Xuxi disse...

Não vi o documentário, mas gostaria de esclarecer que existem fronteiras culturais entre o ocidente eo oriente que nos impedem de entender, racionalmente tal como vemos o mundo, a disciplina e filosofia estoicista com que encaram o seu papel na sociedade e o seu forte vínculo à Pátria, não conseguimos entender porque não fomos formatados culturalmente como eles, é tortura para um ocidental e para um asiático é orgulho e patriotismo. Não defendo sistemas ditatoriais, atenção, mas todas as ditaduras tem aspectos positivos como a dureza da disciplina e o forte sentido de dever cívico e de bem comunal incutidos no indivíduo, enquanto membro activo de uma sociedade.
Os ocidentais pensam muito em direitos e descuram os deveres. Atenção, não defendo os chineses neste comentário.