Acho que nunca vos pedi nada, mas há uma primeira vez para tudo e parece-me que é desta. Peço-vos que vejam este vídeo e que ajudem como puderem, partilhando este post e/ou, melhor ainda, contribuindo.
O caso do João (o menino do filme) não me chegou através de terceiros: conheço a Mãe dele há uma série de tempo e tenho acompanhado esta história desde o primeiro minuto. Basicamente, a Célia teve uma gravidez normalíssima e esperava um filho completamente saudável até que lhe foi feito um parto absolutamente selvático - que deixou sequelas terríveis no João, tanto a nível físico como cognitivo.
O João foi vítima de uma asfixia grave durante o parto - quando tudo indicava que deveria ser feita uma cesariana - e nasceu em estado de morte aparente; a equipa médica passou meia-hora a reanimá-lo e ele (que é um guerreiro) sobreviveu, mas com muitas e variadas sequelas. O João sofre de paralisia cerebral grave, de uma forma de epilepsia grave (Síndrome de West), não vê, não interage, alimenta-se através de um tubo gástrico e tem uma escoliose muito acentuada. Nasceu com um índice de Apgar de 1 e sofre de uma incapacidade de 100%.
Na altura do nascimento, deram-lhe oito meses de vida, mas a verdade é que já completou três anos! Neste momento é acompanhado pela Unidade de Neurologia do Hospital D. Estefânia, mas para ter alguma qualidade de vida precisa de uma série de coisas: cadeira de transporte Bug tamanho 1-2 com apoios de tronco, colete, cinto pélvico, apoios de pés e tabuleiro, standing frame com plano inclinado e vários tratamentos para minimizar a epilepsia - até agora refractária a toda a medicação.
Uma vez mais, este post não me foi encomendado por ninguém (até porque não escrevo nada por encomenda): escrevo-o porque vi o João hoje à tarde e senti que tinha mesmo que fazer alguma coisa.
Neste momento, tenho mais de 900 pessoas que lêem diariamente este blogue. Se cada uma delas der um euro que seja e/ou partilhar este post pela sua rede de amigos e conhecidos, imaginem a diferença que poderemos fazer na vida do João!
Aqui ficam os NIB's dos Pais do João: 003521790001400503008 (CGD) ou 000700001338820015523 (BES).
Muito obrigada a todos, mesmo.
12 comentários:
É como dizes 1€ ou 2 ou 3, ou os que pudermos e que às vezes gastamos em porcarias e que todos juntos podemos fazer a diferença para quem realmente precisa.
Esta história toca-me profundamente, primeiro porque sou mãe, segundo porque tenho um caso idêntico na minha família, gémeos... ambos com paralisia cerebral e outras doenças relacionadas, também negligência médica... Por isso sim, vou contribuir e vou passar a mensagem, se me permites.
Beijo
Já partilhei, isto sim, é uma causa que merece ajuda. :)
Vou concerteza partilhar...
Eu propria tive uma experiencia na hora do parto que poderia ter tido consequencias gravissimas....e uma cesariana feita À PRESSA:::
felizmente ....acabou por correr bem....
Vou tentar ajudar SIM o melhor que possa!!
Vou concerteza partilhar...
Eu propria tive uma experiencia na hora do parto que poderia ter tido consequencias gravissimas....e uma cesariana feita À PRESSA:::
felizmente ....acabou por correr bem....
Vou tentar ajudar SIM o melhor que possa!!
Já ajudei! Não é muito, mas é qualquer coisa! :) Todos a torcer pelo João!
Já ajudei! Não é muito, mas é qualquer coisa! :) Todos a torcer pelo João!
Mary, se não te importas sugiro que acrescentes os nomes referentes aos Nibs, é que por exemplo eu estava a tentar fazer uma transferência através do homebanking e sem o nome não consigo! Não é por isso que não vou contribuir, porque assim que sair vou fazer a transferência no multibanco, onde não é preciso o nome, mas de qualquer forma, para que ninguém desista de contribuir por falta de informação.
Já ajudei e divulguei. Um grande beijinho para o João e para os pais.
Olá, Lúcia,
Vou saber essa informação e acrescento ao post mal ela me chegar. Obrigada pelo alerta!
Já fiz transferência, não é nenhuma fortuna, mas espero que ajude.
Quanto aos nomes referentes aos NIB, basta escrever por exemplo «Joao da Celia» que já funciona. Foi o que fiz.
Enviar um comentário