quarta-feira, 16 de maio de 2012

Joana Byscaia, a Petit Chef


Hoje venho falar-vos de um projecto giríssimo que conheci há pouco tempo e que dá pelo nome de Petit Chef. Mas como falar da Petit Chef é (quase) a mesma coisa que falar da Joana Byscaia, a sua fundadora, vamos começar por ela.

Não sei quando comecei a sentir o gosto pela cozinha, pois é uma memória que tenho desde sempre”, explica. Em 1995 abandonou o curso de Psicologia para se dedicar àquela que sempre foi a sua paixão: a culinária. Inscreveu-se no curso de  profissionais de cozinha na Escola de Hotelaria de Lisboa, fez a especialização em pastelaria e lançou-se numa promissora carreira no ramo da restauração, tendo passado por sítios como o Hotel da Lapa, alguns restaurantes chefiados pelo Chef Vitor Sobral e pelo Spazio Evazione do Chef Augusto Gemmelli.


A segunda grande viragem na sua vida deu-se em 1997, quando se apercebeu que os horários um profissional de cozinha não eram compatíveis com os seus planos de constituir família. A partir daí, dedicou-se à procura de alternativas no mundo da restauração, tendo prestado serviços de catering e frequentado uma série de cursos e estágios.

Em 2005 já era Mãe e apercebeu-se da vontade natural que os filhos tinham de porem as “mãos na massa”. E foi assim que nasceu a Petit Chef, o primeiro projecto de cozinha pedagógica dedicado a crianças dos 6 aos 12 anos de idade.


A ideia da Petit Chef é tão simples quanto importante: promover a educação alimentar das crianças, dotando-as das ferramentas necessárias para, no futuro, fazerem as escolhas que as tornarão adultos mais saudáveis. E como fazê-lo? Através da realização de aulas práticas de culinária para crianças, as quais permitem aos alunos desenvolverem o gosto pelo acto de cozinhar ao mesmo tempo que contactam com ingredientes saudáveis de uma forma prática, divertida e saborosa.


Para além destas aulas práticas para crianças, a Petit Chef também organiza actividades de sensibilização para escolas, ATL’s, ateliers de culinária para pais e filhos e festas de aniversário, nas quais são os convidados a fazer o bolo para o aniversariante!

Quem é amiga das Mães e Pais deste blogue, quem é? Eu, está claro. Mais informações aqui.

3 comentários:

Ana disse...

Que giro, este projecto! Vou já averiguar, obrigada pela dica!!!

Beijinhos :-*

Lúcia disse...

Confirmo que é muito giro! A chef Joana é muito simpática e sabe cativar os miúdos. O meu filho fez o ATL de Natal e adorou, veio de lá a dizer que queria repetir nas férias de verão!

Madalena Gaskell disse...

Receitas e imagens com muito bom gosto! Adoro a preocupacao de proporcionar as criancas o interesse por uma vida alimentar mais saudavel!
As fotos ficam todas fantasticas, adoro as cores!!!
As maiores felicidades para ti e para os teus Petit Chefs!!!!! :)