quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Shiny Unhappy People


Estava aqui a ler uma notícia sobre o facto de a vencedora do concurso anual promovido pela agência de modelos Elite (Julia Schneider, de quinze anos), ser escanzelada - facto que fez soar os alertas de anorexia do costume - e não posso deixar de manifestar a minha indignação relativamente à crescente glorificação de padrões de beleza irreais. Ou que, a corresponderem a alguma realidade, é à dos países do terceiro mundo, onde a fome (infelizmente) impera.

Campanha de Natal Triumph 2012

Tenho uma filha pequena e preocupa-me que um dia ela pense que estes são os ideais de beleza a seguir. E que comece a acusar sinais de insatisfação relativamente ao próprio corpo como o fez há bem pouco tempo, em minha casa, a filha de uns amigos: "Ó Tia, hoje comi imensa coisa e vou ficar nojenta de gorda!". Detalhe(s): a criança em causa tem cinco anos acabados de fazer, um corpo normalíssimo e disse-me isto enquanto chorava compulsivamente.

A Princesa Letizia na sua recente visita ao Chile

Para começar, adorava saber em que sítio do mundo é que corpos escanzelados e com os ossos todos à mostra são considerados bonitos. Expliquem-me tudo muito devagarinho, como se eu tivesse três anos, que há coisas que me ultrapassam mesmo.

A modelo Flor na última edição da Moda Lisboa

E depois ainda há seres iluminados como a modelo brasileira Adriana Lima, que veio para a rua afirmar que o desfile da Victoria's Secret é o ponto alto da sua vida (ele há vidas muito vazias) e que, para estar à altura da coisa, deixa de ingerir sólidos nove dias antes do desfile e líquidos nas 12 horas que o antecedem. “Sem líquido nenhum você seca, pode perder até 1,8 kg fazendo isso”.

Adriana Lima no desfile Victoria's Secret

Palavras para quê? Pérolas geradas por cérebros com pouco combustível. Mas enfim, pode ser que um dia alguém lhes ponha um bife com um ovo a cavalo à frente e lhes passe o amoque.

P.S.: E agora ainda mais esta.

9 comentários:

Vespinha disse...

Uma criança de 5 anos a queixar-se de poder ficar nojenta de gorda!? Christ, onde isto vai parar... Que se salve pelo menos baby C.

Anónimo disse...

Deviamos exigir que desaparecessem com a campanha da Tryunph, é pavorosa! Fico mal disposta...

Lúcia disse...

Não gosto nada da campanha da Tryumph, está exageradamente carregada de photoshop e afins… Elas estão com um ar completamente irreal!

Dulce disse...

Bem, a vencedora do tal concurso é uma coisa impressionante.... ou melhor, arrepiante!!! E ainda por cima uma criança com 15 anos... :(

Quanto à Adriana Lima, apesar dessas dietas disparatadas, de todas as que aqui apresentas é a mais 'normalzinha'....

AeB disse...

arrepiante e preocupante!

Imperatriz Sissi disse...

Não tenho nada contra modelos magras, assim como não tenho nada contra modelos mais cheias. Gosto de ver tipos diferentes na passerelle, e acho que divulgar corpos diferentes como "aceitáveis" ou "bonitos" é o caminho certo. Muitas mulheres são naturalmente "escanzeladas" e não merecem ser apupadas por isso. No entanto, as declarações da Adriana Lima são de uma estupidez sem par. Sempre a achei uma modelo normal, alta e magra de nascença,e para ser franca considero que tem uma cara preciosa mas um corpo comum, nada de divinal. Quem diria que quase se mata para ficar assim? É certo que as manequins vivem do corpo e fazem maluquices como os atletas, mas ela devia estar a morrer de hipoglicémia para se sair com uma declaração tão abestalhada. Não tentem isto em casa.

Imperatriz Sissi disse...

PS: Já a campanha da Triumph mete medo. Assusta pelo todo e pela pinderiquice. A Andreia Rodrigues ficou com ar de zombie! A palidez, o photoshop...ela será interessante como "character model" mas parem de impingir como modelo comercial, nestes preparos pelo menos. Deparei-me com um mupi à saída das escadas rolantes e juro que me assustei!

Sofia Araújo disse...

Há gente maluquinha para tudo! A campanha da Triumph está horrivel e muito provavelmente photoshopada...

Sofia Araújo disse...

Há gente maluquinha para tudo! A campanha da Triumph está horrivel e muito provavelmente photoshopada...