segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pais & Filhos

Não sou nem pretendo fazer-me passar por uma Mãe perfeita, longe disso. Não porque não queira, que até queria e muito, mas simplesmente porque tal coisa não existe. Sou simplesmente uma Mãe que tenta, dia após dia, dar o seu melhor. O que parece bastante óbvio, mas às vezes não é.

Todos sabemos que Portugal é um País cada vez mais envelhecido e que a esmagadora maioria das crianças que nasce hoje em dia provém de famílias de emigrantes. Ainda assim, não deixo de interrogar-me acerca dos motivos que levam algumas pessoas (muitas) a terem filhos. Porque algumas parecem mesmo fazê-lo porque é suposto. Ou porque é bem ter uma catrefada de crianças, todas vestidas de igual e de laços na cabeça, como se fossem presentes. Ou porque (simplesmente) calhou.

Digo isto a propósito de uma conversa que tive, há pouco tempo, com a directora do colégio dos meus filhos. E na qual ela me relatou, em 10 escassos minutos, um pouco de tudo: histórias (sempre anónimas) de crianças negligenciadas, imensamente carentes de afecto, levadas diariamente à escola por Pais alcoolizados, que ficam acordadas noite após noite para evitarem que as Mães cheirem "pó branco"... tendo a conversa terminado com um enigmático "e, salvo raras excepções, quanto mais dinheiro as pessoas têm, pior".

Saí da escola com um nó no estômago e a interrogar-me por que motivo estas "pessoas" não se limitaram a adoptar um Tamagoshi. E por que insistem em ter crianças que nunca terão quaisquer hipóteses de serem adultos normais. E que, provavelmente, um dia se vão cruzar com os meus filhos. E "desnormalizar" o melhor que vou conseguindo fazer, dia após dia, todos os dias da minha vida. Como é minha obrigação, aliás.

3 comentários:

Lúcia disse...

Caramba!!

PM disse...

É claro que também há, e julgo que são a maioria (assim o espero), bons pais e crianças normais... mas não deixa de ser uma realidade transversal à sociedade pois tanto pode ser um pai ou mãe de uma família queque-super-bem-de-boas-familías (com dinheiro ou que entretanto já estouraram a herança) como de uma família de classe social média / baixa.

Mais...

Alguns Pais andam a caçar contactos / oportunidades de fazer amizade com outros Pais para sacar alguma coisa... estatuto, conhecimentos, dinheiro, sei lá!
É o que parece...

Floripes Antunes disse...

PM disse tudo!