terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona

Em poucas palavras, é um filme que se vê bem. Ponto. Porque lhe falta Wody Allen. A sua presença, a sua voz (não custava nada ter abraçado o papel de narrador), a sua cidade fétiche (Nova Iorque), o seu humor mais característico, a música que sempre marcou os seus filmes...

Para além disso, nota-se que foi Allen que chamou por Barcelona (foi uma produtora espanhola, ajudada por Penélope Cruz e Javier Bardem, que convenceu o realizador a escrever um argumento adaptado à cidade) e não Barcelona a chamar por Allen. Como consequência, a cidade acaba por ser retratada de um ponto de vista muito turístico, quase como se a percorressemos de mapa na mão, sem perder um único landmark - mas perdendo toda a vivência que sempre caracterizou a sua obra e as suas personagens.

Junte-se a tudo isto uma história tão sofrível como inconsequente e o resultado nunca poderia ser brilhante. É quase caso para dizer "volta, Woody Allen, estás perdoado." Como se alguma vez o tivesse condenado por alguma coisa.

6 comentários:

Vespinha disse...

Apesar de adorar Barcelona, faz falta Nova Iorque a este filme, e Londres também não lhe ficaria mal. Estou com saudades do stress e da insegurança de Woody Allen, do olhar de cão abandonado, das suas relações problemáticas. Tens razão, este filme vê-se. E não acho que a Penélope Cruz mereça um óscar. Ponto.

Docinho disse...

Mais um na minha lista (interminável) de Não vistos!!!

Humpf***

Mas onde arranjas tu o tempo? e a falta de sono???

Eu não aguento... zzzzzz

Beijo grávido

Caroline disse...

Explica-me... por favor... como tens tempo para isto???

BEijo intrigado*

M disse...

bem...é oficial: já n te apanho antes dos oscares! :/

bj meu

Cookie disse...

Querida Mary,
Confesso que ando a ficar preocupada... com tanto filme, já estou a imaginar-te de olhos vidrados em frente à televisão...
Ou então tou com uma pontinha de ciumes, porque com essa maratona já viste uma série de filmes que eu tb queria ver.
Este já vi e concordo contigo... Vê-se... Para grávidas sonolentes não será o mais recomendado(ok, docinho?). Conheço uma que adormeceu a ver... :-)))
Bj
M.

Mary disse...

Meninas,

Não percebem?! É que os Óscares são já no Domingo!!! E eu ainda tenho uma lista de dois dígitos de filmes para ver...! Isto sem falar das minhas séries: do meu Jack, que está ao rubro, do meu Lost...!

Céus, por que é que os dias não têm 48 horas?! Vale-me a ausência de sono à noite... e da qual me arrependo todas as manhãs!