segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Pão por Deus

Em algumas povoações portuguesas, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos, para pedir o "Pão por Deus". Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, por vezes, dinheiro. Há localidades em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".

Este costume surgiu (obviamente) porque antigamente havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir. Normalmente, as pessoas punham a mesa com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, estes entravam e comiam à vontade - e ainda levavam alguma coisa para o caminho.

Hoje, já só pedem as crianças. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas. Dita a tradição que o pedido do Pão por Deus seja feito (e retribuído) com versos. Perante este costume tão nosso, só me apetece perguntar: porquê a insistência em importarmos o Halloween e o trick-or-treating, quando temos algo muito mais genuíno para reproduzir?

Muito obrigada à P. e ao U., por terem adaptado tão bem este conceito. E pelos saquinhos fantásticos que ofereceram a babies C. e V. Do (fantástico) recheio, já nada resta...

8 comentários:

M disse...

ora pois q os miudos do meu bairro vieram cá na 6ª pedir docinhos, coisa q há 3 anos atrás tb n se via...sábado, nem vê-los...

n tive nenhum dos costumes, acho piada sair "mascarada" de bruxa no dia de halloween, n tanta piada andar a pedir (e a dar) docinhos...

do pão-por-deus, gt da intenção, n tanto na necessidade q se tinha em faze-lo. talvez agora se possa aproveitar, só cm oferenda, assim cm foi para os teus babies ;)

bj meu

Caroline disse...

e os dois... pode ser?!

quero docinhos... e tostõezinhos...

Beijos oportunistas ;o)

Docinho disse...

Lá por casa a campaínha tocou (várias vezes)... sem doces nem travessuras... apenas com o "pão por Deus" ;o)
E lá foram eles.. mais doces ;o)... e com um sorriso!

Um beijo ainda com momentos assim**** com sabor nosso!

Docinho disse...

Estou a cheirar tãooooooooooo bem ;o)

Alexandra disse...

POSSO PEDIR AINDA????????

AMIGA VISTE CANAL DE BIOGRAFIA????VISTE NOSSO HOMEM??????

BEIJOS QUASE LÁ

Alexandra disse...

Maryyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy falei de ti :)

aiiiiiiiiiiiiiiiiiii sem condições mesmo, achas que a tua bomba de ar resulta comigo?????

beijossssssssssssssssss quase com 24

Patrícia disse...

se me aparecerema em cas ao "pão por deus" eu alinho. já o fiz qdo mais nova. venham lá ao "trick or treat" que logo lhes conto uma história..

Cookie disse...

Olha, não conhecia essa do "pão por Deus", mas realmente, porque é que insistimos em importar o Halloween se temos a nossa própria e bem portuguesa tradição???
Estou totalmente contigo!

Bj
M.