terça-feira, 30 de outubro de 2007

A Idade dos Porquês


São nove da manhã e Mary está a caminho da escola com o seu príncipe encantado, que observa atentamente o trânsito pela janela do carro.

- Mamã, o carro da Mamã deita fumo?
- Não, não deita.
- Poquê?
- Porque não está estragado.
- Poquê?
- Porque está bom.
- Poquê?
- Porque a Mamã costuma ir com ele à oficina.
- À oficina do Sr. Faísca?!
- Não.
- Poquê?
- Porque a Mãe vai a outra oficina.
- Poquê?
- Porque a Mãe não conhece o Sr. Faísca.
- Poquê?
- Porque ele mora na Cidade dos Brinquedos.
- Poquê?
- Porque a casa dele é lá.
- Poquê?
- Porque nem toda a gente mora no mesmo sítio.
- Poquê?
- Porque não havia espaço para toda a gente na mesma cidade.
- Poquê?
- Porque... OLHÓ AVIÃO!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Mary,
Depois de muito padecer com os incessantes porquês, aqui lhe mando a solução: Explicação científica do fenómeno que querem perceber.
No meu caso, em uma dos inúmeros ataques dos porquês, terrivel R. queria pergunta-me: "porque é que há ondas no mar?" tentei dar-lhe a explicação que se dá às crianças. Não chegou... ao fim de 20 porquês, eu exasperada e em desespero absoluto, resolvo avançar com e explicação ciêntifica, sim aquela que mete o fenomeno gravitacional da LUA. VITÒRIA!!!!! Depois de ouvida a explicação com muita atenção, pequeno R. consegue retorquir: "Pois, está bem!"
Consegui!!! Nem queria acreditar. Adoptei esta técnica ever since. Tem sido um sucesso!

Docinho disse...

Quando chegar a essa fase... tapo-lhe a boca com fita cola... daquela que... NÃO SAI!!!!
; )))

Beijos a rir

Caroline disse...

Sabes o que é melhor (pior!) desta fase... é que não acaba nunca!!!
Em Londres havia um anúncio no metro que dizia: "o que é que tem mais medo de perder?!
- O cabelo...?
- Os dentes...?
- A curiosidade?!"

Beijos curiosos ;))))

Cookie disse...

Pois... e eu que pensava que a idade dos porquês era só aos 5 anos...
Agora sou incessantemente atacada por séries interminaveis de "poquês", dos quais me vou safando como posso...
No outro dia a R. perguntou-me "poque é que as árvores são verdes?". E eu só pensava, por causa da clorofila... Fiquei sem resposta.
Para a próxima adopto a técnica do(a) Floripes... Quem sabe se não resulta mesmo...


Beijo com um sorriso
M.

Mary disse...

Cookie,

Eu também pensava que a idade dos porquês era mais tarde, nomeadamente aos... seis anos!!!

Vou experimentar a técnica da Floripes e depois dou notícias :-)

Anónimo disse...

PORQUÊ acabar com os sucessivos porquês?
O ponto de vista científico é bastante interessante mas não é infalível; estas explicações deixam-los, talvez, adormecidos, mas assim que venham a si, pode sair um novo porquê?

A fita gomada também não me parece uma boa solução...porque se vamos colar e descolar a fita de cada vez que sai um porquê, começam a aparecer bigodes e buços prematuros.

Sou da opinião que devemos alimentar estes porquês até à exaustão.

Porquê?

Porque nos leva a pensar em coisas que normalmente não pensaríamos e ao procurar as explicações mais lógicas, ainda que tenhamos de arranjar uma resposta na hora, podemos sempre mais tarde procurar respostas na net, numa enciclopédia, etc. estimulando o nosso cérebro e eliminando potenciais doenças futuras.



- Papá, quero que a lua venha brincar cá a casa...
- Ela não pode!
- Poquê?
- ...

Floripes, dê-me a explicação cientifica s.f.f.
Depois de escrever tanto não tenho paciência para procurar na Larousse ou no Google...

motta disse...

"pm disse...
- Papá, quero que a lua venha brincar cá a casa...
- Ela não pode!
- Poquê?"


- Porque a Lua é um satélite natural da Terra que se encontra a mais de 380 mil km daqui e tem uma área de superfície de 3,793 x 10 7 km² sendo por isso inviável que tal coisa aconteça.

Juro que funciona.
As crianças desligam quando ouvem demasiadas palavras que não percebem o que são aborrecidas.

=)